
Riscos cardiovasculares nos doentes com VIH/SIDA
FMUC desenvolve projecto inovador
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão investigar os riscos cardiovasculares nos doentes com VIH/SIDA. O projecto recebeu a Bolsa Pfizer no valor de 60 mil euros.
Os investigadores vão estudar 1500 pacientes com VIH que frequentam a consulta do serviço de doenças infecciosas do Hospital São João no Porto.
Estudos internacionais retrospectivos indicam que o risco de um paciente com VIH sofrer um acidente cardiovascular é de 1,5 a 2 vezes superior ao da população em geral.
Os responsáveis pelo projecto pretendem verificar se a proteína dimetilarginina assimétrica, presente no organismo, pode ser um marcador do risco de acidentes cardiovasculares nos pacientes com VIH. A hipótese surgiu porque esta proteína serve de marcador de acidentes cardiovasculares nos doentes renais, que têm uma probabilidade acrescida de vir a sofrer de doença coronária.
Numa primeira fase, a equipa de investigação vai avaliar os níveis da proteína presente no organismo relacionando estes valores com factores de risco convencionais e não convencionais. Na segunda etapa do projecto, os investigadores vão proceder à análise dos doentes durante dois anos, período em que serão monitorizados eventuais internamentos, complicações clínicas, mortalidade, entre outros factores.
ALERT Life Sciences Computing, S.A. 21 de Novembro de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário