28 de agosto de 2009

Brasil: aprova doação de 5,2 ME para combate à Sida em Moçambique

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou terça-feira um projecto que autoriza o Ministério da Saúde a doar 13,6 milhões de reais (5,2 milhões de euros) para o combate à Sida em Moçambique.

Os recursos serão utilizados na primeira fase de construção de uma fábrica de antirretrovirais e de outros medicamentos de combate à doença, em Maputo.

Após a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, o projecto será agora encaminhado para o Senado.

O Governo brasileiro salientou que a doação tem caráter humanitário, já que 300 mil moçambicanos precisam de tratamento contra a sida, doença responsável pela infecção diária de cerca de 500 pessoas, em Moçambique.

O relator da proposta, deputado Sandro Mabel, apresentou parecer favorável à doação dos recursos, durante a votação na Câmara, mas incluiu uma ressalva.

"O instrumento a ser firmado entre os dois países para a formalização da doação deverá estabelecer a cláusula de reversão em favor do Brasil se Moçambique deixar de atender à finalidade prevista", defendeu.

Fonte

Nenhum comentário:

Se correu alguma situação de risco

Quanto mais cedo for detectada a infecção mais eficaz será o tratamento e mais anos de vida terá.