Estudo. Organização defende necessidade de reorientar campanhas de prevenção
O Viagra e as relações sexuais desprotegidas estão a causar um "surpreendente aumento" das infecções com o vírus da sida entre os idosos. As conclusões são de um estudo da Organização Mundial da Saúde e ilustram também a situação em Portugal.
O coordenador nacional para a infecção VIH/Sida, Henrique de Barros confirma que o contágio de pessoas com mais de 50 anos tem vindo a aumentar, representando agora 5% do total de casos . "São gerações que viveram o aparecimento da pílula e por isso nunca foram sensibilizadas para a utilização de preservativos. É mais provável que tenham relações desprotegidas", explica. "Além disso, as pessoas agora vivem até mais tarde e mantêm-se sexualmente activas até mais tarde. Por isso, há essa preocupação", diz.
A OMS alerta que o número de idosos infectados está a crescer : nos EUA, a proporção passou de 20% para 25% entre 2003 e 2006; no Brasil duplicou na última década; na Europa rondava os 8% em 2005.
Henrique de Barros diz que o aumento de casos é preocupante. "É preciso lembrar os mais velhos que correm os mesmos riscos do que os jovens. Defendo que é essencial que estas questões sejam discutidas nos centros de saúde, mas também estamos preparar materiais e uma campanha dirigida aos idosos, para o próximo ano."
O responsável lembra que com os avanços no tratamento, os doentes vivem mais tempo e que por isso é natural que os números de pessoas infectadas com mais de 50 anos venha a aumentar.
Fonte P.J. DN Online
N E W S
4 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se correu alguma situação de risco

Quanto mais cedo for detectada a infecção mais eficaz será o tratamento e mais anos de vida terá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário