Leonel Kassana|
Um seminário sobre as directivas para as intervenções contra o VIH-Sida, num contexto de emergência, juntou, até ontem, em Luanda, técnicos de diversas agências das Nações Unidas e responsáveis do Serviço Nacional de Protecção Civil.
O encontro abordou os princípios humanitários, relação entre o VIH e emergências, riscos e vulnerabilidades, VIH-Sida na prontidão e resposta de emergência, bem como a política de protecção civil em Angola.
Lene Leonhardsen, da ONUSIDA, agência das Nações Unidas que se tem destacado na luta contra a doença, levou os participantes a compreenderem os conceitos básicos sobre o género em relação ao VIH-Sida, enquanto Islene Araújo, ao serviço da Organização Internacional das Migrações, OIM, falou sobre a violência com base no género em situações de emergência.
Tema muito actual, a protecção de grupos vulneráveis em situações de emergência em Angola também foi levado ao encontro e o VIH-Sida e segurança alimentar/nutricional: relação e oportunidades para a programação.
Eugénio Laborinho, coordenador do Serviço Nacional de Protecção Civil, que encerrou o seminário, notou que “grande parte dos debates foi centrado na necessidade do cumprimento das directrizes para as intervenções na área da violência, baseada no género em contextos humanitários”.
Ressaltou a forma didáctica como foram analisados os aspectos ligados à violência baseada no género em situações de emergência.
Eugénio Laborinho sublinhou que “muitos apreciaram a maneira como será preciso, no futuro, unir esforços dos agentes de protecção civil para, em conjunto, definir os sistemas de prevenção da violência sexual, que tem sido um dos factores associados com o aumento da seroprevalência em muitos países em todo o mundo e também em várias regiões de Angola”.
Fonte: Jornal de Angola online
N E W S
30 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se correu alguma situação de risco

Quanto mais cedo for detectada a infecção mais eficaz será o tratamento e mais anos de vida terá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário