16 de outubro de 2008

INTELENCE (etravirina)

O novo medicamento para o combate ao HIV

INTELENCE - etravirine

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) autorizou a comercialização da terapia de próxima geração Intelence (etravirina) para o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), da Tibotec do grupo Johnson & Johnson.

O Intelence, utilizado em combinação com outros medicamentos anti-retrovirais, está indicado para o tratamento de adultos com VIH-1 (vírus da imunodeficiência humana) que já receberam tratamento com anti-retrovirais.

O Intelence é o primeiro medicamento eficaz em pacientes portadores de estirpes do VIH que demonstraram resistência a fármacos inibidores não-nucleosídeos da trancriptase reversa (NNRTI, em inglês).

A molécula, batizada de etravirina (TMC 125, do laboratório Tibotec), foi classificada na família dos inibidores não-nucleosídicos da transcriptase inversa (NNRTI, sigla em inglês), da qual fazem parte a nevapirina (Viramune) ou o Efavirenz (Stocrin).

A etravirina (TMC125) é o primeiro novo NNRTI a ser introduzido no mercado em aproximadamente 10 anos. A etravirina inibe a replicação viral ao ligar-se directamente à trancriptase reversa e bloqueando as actividades da polimerase do ADN viral.

O Intelence estende a classe de NNRTI a milhares de pacientes na Europa que já receberam tratamentos e que têm um vírus resistente aos NNRTI, fornecendo-lhes o potencial de suprimir o vírus a níveis indetectáveis, o objectivo crucial do tratamento, segundo a Professora Christine Katlama, chefe da Unidade de Investigação Clínica em SIDA do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris.

Isabel Marques FARMACIA.COM.PT
Ler mais informação sobre este novo medicamento AQUI


Nenhum comentário:

Se correu alguma situação de risco

Quanto mais cedo for detectada a infecção mais eficaz será o tratamento e mais anos de vida terá.