Um projecto que está a decorrer na África do Sul está a utilizar mensagens de texto para alertar os cidadãos do país para os perigos da Sida. Os alertas já conseguiram fazer aumentar o número de chamadas para as linhas de apoio
A iniciativa denominada Projecto Masiluleke tem enviado cerca de um milhão de SMS por dia, apelando aos receptores para realizarem testes para saberem se estão infectados com o HIV ou para se curarem.
A técnica está a ser utilizada num país onde todos anos morrem cerca de 350 mil pessoas, cuja causa de morte está relacionada com a Sida, e onde os dados oficiais indicam que existem 43 milhões de telemóveis para 49 milhões de pessoas.
Segundo avança a BBC, a linha nacional de apoio aos doentes da Sida registou um aumento de 200 por cento no número de chamadas recebidas desde o lançamento do projecto, o que leva um dos seus responsáveis a prever que «é uma das maiores [iniciativas] de utilização de telemóveis para informação de saúde».
Por enquanto o projecto ainda está em fase de testes, mas a organização prevê lançar o serviço oficialmente no dia 1 de Dezembro, o dia mundial da Sida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário